O campo da pesquisa em nutrição tem se concentrado tradicionalmente nos efeitos dos macronutrientes e micronutrientes no corpo humano. No entanto, tornou-se evidente que os indivíduos têm composições genéticas únicas que influenciam a sua resposta aos alimentos.
A genômica nutricional, que inclui nutrigenética, nutrigenômica e epigenética, explora a interação entre a composição genética, a dieta e os resultados de saúde de um indivíduo.
A nutrigenética estuda o impacto da variação genética na resposta de um indivíduo aos nutrientes da dieta, enquanto a nutrigenômica investiga como os componentes da dieta afetam a regulação e expressão dos genes. Essas disciplinas buscam compreender o impacto da dieta no genoma, transcriptoma, proteoma e metaboloma. Ele fornece insights sobre os mecanismos subjacentes ao efeito da dieta na expressão genética.
Os nutrientes podem causar a modificação da expressão genética através de alterações epigenéticas, como metilação do DNA e modificações de histonas. O objetivo da nutrigenômica é criar dietas personalizadas com base no perfil metabólico único de um indivíduo, no microbioma intestinal e na composição genética para prevenir doenças e promover a saúde.
A nutrigenômica tem o potencial de revolucionar o campo da nutrição, combinando a praticidade da nutrição personalizada com o conhecimento dos fatores genéticos subjacentes à saúde e à doença.
Assim, a nutrigenômica oferece uma abordagem promissora para melhorar os resultados de saúde (em termos de prevenção de doenças) através de estratégias nutricionais personalizadas baseadas nas características genéticas e metabólicas de um indivíduo.
Fonte: Agrawal P, Kaur J, Singh J, Rasane P, Sharma K, Bhadariya V, Kaur S, Kumar V. Genetics, Nutrition, and Health: A New Frontier in Disease Prevention. J Am Nutr Assoc. 2023 Nov 28:1-13. doi: 10.1080/27697061.2023.2284997.
Comentarios