top of page
Buscar

Moduladores epigenéticos dietéticos

No contexto de alterações epigenéticas causadas por nutrientes, os miRNAs derivados de alimentos podem ser absorvidos pelo sistema circulatório e pelos órgãos dos receptores, especialmente humanos, e potencialmente contribuir para modular a saúde e as doenças.


As evidências sugerem que a ingestão de alimentos, ao transportar miRNAs exógenos (xenomiRNAs), regula o perfil individual de miRNA, modificando a homeostase redox e as condições inflamatórias subjacentes a processos patológicos, como diabetes mellitus tipo 2, resistência à insulina, síndrome metabólica e câncer.


A capacidade da dieta de controlar os níveis de miRNA e a compreensão das características únicas dos miRNAs dietéticos em termos de regulação da expressão gênica mostram perspectivas importantes como estratégia para controlar a suscetibilidade a doenças por meio de modificações epigenéticas e refinar os resultados clínicos.


No entanto, a absorção, estabilidade, disponibilidade e papéis epigenéticos dos miRNAs dietéticos são intrigantes e atualmente objeto de intenso debate; além disso, há conhecimento restrito de seus efeitos colaterais fisiológicos e potenciais.


Entre os fatores de estilo de vida, a dieta apresenta forte impacto na saúde humana. Ao longo de décadas, hábitos alimentares pouco saudáveis ​​têm sido responsáveis ​​pela propagação de muitas doenças crónicas degenerativas graves, como obesidade, diabetes mellitus tipo 2 (DM2), doenças cardiovasculares e câncer.


A ingestão de alimentos pode modificar a expressão gênica, bem como a suscetibilidade a doenças, através da regulação de vários moduladores epigenéticos. MicroRNAs (miRNAs) desempenham papéis críticos na regulação genética e nos processos biológicos.


Os miRNAs foram descritos em fluidos corporais como sangue, soro, plasma, urina, saliva e leite materno, e alterações em seus níveis circulantes estão relacionadas a uma infinidade de diferentes síndromes crônicas, incluindo obesidade, doenças cardiovasculares e neurodegenerativas, DM2 e câncer.

 

 

Fonte: Martino E, D'Onofrio N, Balestrieri A, Colloca A, Anastasio C, Sardu C, Marfella R, Campanile G, Balestrieri ML. Dietary Epigenetic Modulators: Unravelling the Still-Controversial Benefits of miRNAs in Nutrition and Disease. Nutrients. 2024 Jan 3;16(1):160. doi: 10.3390/nu16010160.

 

Posts recentes

Ver tudo

Comentários


bottom of page